Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024 trará inovação e tendências para o Centro de Convenções da Unicamp
EVENTO

VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024 trará inovação e tendências para o Centro de Convenções da Unicamp

Assessoria de imprensa - 02 de fevereiro de 2024 202 Visualizações
VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024 trará inovação e tendências para o Centro de Convenções da Unicamp

A sétima edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) tem data definida, prometendo um evento repleto de inovação e de conteúdos técnicos. Agendado para os dias 13 e 14 de maio de 2024, esta edição será realizada no renomado Centro de Convenções da Unicamp, marcando uma mudança significativa para melhor acomodar o aumento exponencial de participantes e dos trabalhos apresentados.
O Comitê Organizador, formado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário no país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA) destaca seu entusiasmo com o contínuo crescimento do evento. O aumento expressivo no número de trabalhos e congressistas é um reconhecimento do esforço contínuo para manter o SEF como referência técnica, divulgando pesquisas científicas e promovendo o compartilhamento de conhecimentos.
O VII SEF será estruturado em quatro áreas temáticas: interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários. Com uma programação abrangente, que incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos e mesas-redondas, o evento contará com o apoio de empresas de renome, como Vale e Amsted Rail. Destaque para os palestrantes internacionais confirmados, diretor global de Soluções Ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, e o pesquisador da Central Queensland University, Dr. Qing Wu, que palestrou na quinta edição do SEF.
A programação do evento contará também com a participação do Eng. Ismael Trinks, Superintendente de Transporte Ferroviário da SUFER-ANTT, contribuindo com a mesa-redonda sobre "Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária", debatendo com profissionais renomados das ferrovias nacionais.

Oportunidades de participação
Profissionais e estudantes interessados em contribuir para o avanço da engenharia ferroviária podem se inscrever para o VII SEF. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, www.simposio-ferroviario.com.br, nas categorias profissional ou estudante. A chamada para a apresentação de trabalhos estará aberta até 01 de março, proporcionando uma oportunidade única para compartilhar pesquisas no cenário ferroviário.
Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão destacados nos anais online do SEF, com direito ao Digital Object Identifier (DOI), um importante identificador digital de produção bibliográfica.

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.
Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME). Em sua sexta edição, contou com mais de 200 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.