Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Modelagem 3D pode ajudar na reconstrução de cidades resilientes
TECNOLOGIA

Modelagem 3D pode ajudar na reconstrução de cidades resilientes

Assessoria de imprensa - 02 de fevereiro de 2024 923 Visualizações
Modelagem 3D pode ajudar na reconstrução de cidades resilientes

Algumas cidades do Brasil são vulneráveis a riscos associados a desastres naturais que podem ocasionar danos em edifícios, ruas, pontes, dentre outros. Um dos caminhos viáveis para diminuir os impactos, segundo o SketchUp, é trabalhar preventivamente para construir cidades resilientes e mais aptas a reagir com rapidez na reconstrução pós desastres.

A tecnologia é uma grande aliada para gerenciar e tomar decisões sobre o impacto de incêndios, enchentes e outros eventos meteorológicos sobre as construções e a cidade. “Um dos passos que os especialistas do setor da construção e autoridades envolvidas podem tomar é pensar preventivamente no impacto do clima ao construir novas edificações, analisando o contexto do local para tomar melhores decisões arquitetônicas e construtivas. Além disso, é muito útil para os municípios construir gêmeos digitais de suas principais edificações - isso ajuda não somente a tomar ações mais rápidas de reconstrução em casos de desastres naturais, mas também em etapas preventivas de manutenção e operação, por levar a uma tomada de decisão mais bem informada. O software SketchUp pode apoiar os profissionais do setor nessas duas frentes. ", afirma Flavia Padoam, executiva de marketing no SketchUp da Trimble.

Como utilizar a modelagem 3D nestes casos

Avaliação de danos e priorização
Comparando as edificações afetadas com as imagens do modelo 3D, especialmente se for realizado um levantamento da área com scanners a laser ou outras tecnologias de captura de realidade, é possível obter uma visualização clara e detalhada dos danos às propriedades afetadas, o que acelera a avaliação dos danos e o planejamento da reconstrução. Adicionalmente, ter modelos virtuais tridimensionais dos edifícios facilita a rápida identificação de áreas críticas e prioritárias na fase de recuperação.

Economizando recursos
Com representações digitais precisas dos edifícios danificados, é possível criar os projetos de reconstrução com mais assertividade, levando a menos erros na fase construtiva e evitando retrabalhos dispendiosos. Um planejamento preciso através de modelos 3D pode ajudar a otimizar a utilização de materiais e recursos, contribuindo assim para economias significativas.

Coordenação eficiente
A tecnologia facilita a colaboração entre diferentes partes envolvidas nos projetos, como arquitetos, engenheiros, autoridades locais e empresas de construção, melhorando a coordenação e a eficiência na execução de projetos de recuperação. "A utilização de um Ambiente Comum de Dados, como o Trimble Connect, para gerenciamento dos projetos traz facilidades para estruturação dos modelos, comunicação entre o escritório e o campo, e trocas rápidas entre as pessoas envolvidas para resolver problemas conforme aparecem na construção", revela Tiago Ricotta, Gerente de Sucesso do Cliente.

Tomada de decisão rápida
A capacidade de visualizar realisticamente os resultados de diferentes abordagens de reconstrução permite uma tomada de decisão mais rápida e informada, acelerando ainda mais o processo de recuperação.

Dito os pontos anteriores, devemos sublinhar que a tecnologia não deve ser somente aplicada em momentos de emergência, mas sim de forma consistente e preventiva, auxiliando na construção de cidades resilientes, à serviço da comunidade, para aí sim permitir que as suas plataformas ajudem os especialistas da construção quando se faz necessária.

A sociedade, o governo e as empresas devem trabalhar juntos para aumentar a resiliência das cidades.

Sobre o SketchUp
Com mais de 33 milhões de usuários, o SketchUp é o software de design líder entre profissionais criativos de arquitetura, design de interiores, construção e outros setores. Criatividade, flexibilidade e fluxos de trabalho estão no centro do SketchUp e permitem que os usuários dêem vida a grandes ideias. Desde projetos de design de interiores e construção de casas personalizadas até edifícios complexos e com baixo consumo de energia, o SketchUp permite que você libere sua criatividade para definir, refinar e criar. O SketchUp facilita a eficiência multifuncional com modelagem 3D, objetos pré-construídos parametricamente configuráveis, atribuição de tarefas, documentação 2D, visualização de realidade virtual, detecção de colisão e ferramentas de sustentabilidade para garantir que suas metas de zeragem sejam alcançadas.

O futuro está em suas mãos.

Software de modelagem 3D | Arquitetura | Projeto | Software de design 3D | Design digital

Um produto Trimble.