Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Smart Cities: tecnologia de gêmeos virtuais como aliada do planejamento urbano e da sustentabilidade 
TECNOLOGIA

Smart Cities: tecnologia de gêmeos virtuais como aliada do planejamento urbano e da sustentabilidade 

Assessoria de imprensa - 02 de fevereiro de 2024 1141 Visualizações
Smart Cities: tecnologia de gêmeos virtuais como aliada do planejamento urbano e da sustentabilidade 

Nas últimas décadas, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas em todo o mundo aumentou drasticamente: até 2050, a população mundial deve chegar a 10 bilhões de pessoas, 68% delas vivendo em cidades, de acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante desse cenário, pensar em inovações que contribuam para a criação de ambientes prontos para acomodar a população de forma segura, confortável e sustentável é um desafio urgente. Um exemplo efetivo de como a tecnologia vem apoiando o planejamento urbano é Rennes, na França, que, por meio de uma parceria com a Dassault Systèmes, desenvolveu um gêmeo virtual de toda a sua área territorial a partir da implementação da plataforma 3DEXPERIENCE para fornecer uma solução colaborativa baseada na nuvem.

Rennes é a segunda área metropolitana que mais cresce na França, com uma população estimada em 450.000 habitantes. Um desenvolvimento tão significativo em uma aglomeração urbana, com domínios especializados que evoluem constantemente em profundidade e complexidade, torna a coordenação da renovação e do planejamento de edifícios, redes de serviços públicos, sistemas de mobilidade e outras infraestruturas uma tarefa desafiadora. Rennes Métropole e a Dassault Systèmes vêm desenvolvendo a "Rennes Virtual", que abrange, por meio de modelagem sistêmica, diferentes fontes de dados em um único referencial que é constantemente atualizado à medida que novos dados se tornam disponíveis, permitindo entender e prever melhor as necessidades da cidade.

O projeto já é uma realidade e está em andamento, inspirando outras iniciativas de cidades inteligentes ao redor do mundo. Com este gêmeo virtual preciso e confiável, os funcionários, moradores, empresas, parceiros de desenvolvimento, prestadores de serviços entre outros membros de Rennes podem simular, experimentar virtualmente e obter uma visão holística da evolução da cidade, além de colaborar em soluções urbanas sustentáveis para o enfrentamento de novos desafios sociais e urbanos.

A exemplo do que hoje acontece em Rennes, o uso de um ambiente virtual possibilita que os governos testem e planejem cenários de forma mais eficiente, transformando os complexos padrões de infraestrutura urbana de hoje em cidades inteligentes, sustentáveis e conectadas.

Para saber mais sobre o uso da tecnologia 3D e gêmeos virtuais no planejamento de cidades inteligentes, acesse: Link