Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Lã de rocha oferece conforto térmico e acústico em casas, apartamentos e escritórios
MATERIAIS

Lã de rocha oferece conforto térmico e acústico em casas, apartamentos e escritórios

ASSESSORIA DE IMPRENSA - 12 de abril de 2024 425 Visualizações
Lã de rocha oferece conforto térmico e acústico em casas, apartamentos e escritórios

[Imagem: Autores]


A condição psicofísica (relação entre estímulos físicos e suas respectivas sensações) do ser humano faz com que o bem-estar esteja diretamente relacionado com a temperatura e as condições sonoras de um determinado local. O silêncio, uma música agradável, a temperatura ideal, entre outros fatores, ajudam a gerar uma sensação agradável em relação às atividades que se está realizando.

“Nós somos condicionados a reagir de maneira diferente de acordo com o ambiente em que estamos, sejam eles industriais, comerciais ou residenciais. Então, tanto o conforto térmico como o acústico são muito importantes para que a gente consiga se concentrar e realizar com foco e tranquilidade uma determinada tarefa”, afirma Wagner Rizzoli, gerente Nacional na Rockfibras do Brasil.

Neste contexto, a aplicação da lã de rocha, que atua como protetor térmico e acústico, se torna a solução ideal para oferecer o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Ela é o único produto no mercado que, além do conforto térmico e do conforto acústico, também possui proteção contra fogo. É possível encontrar outros produtos que ajudem com um, ou até combinar dois destes itens, mas nenhum irá proporcionar os três ao mesmo tempo”, completa.

O alto nível de barulho, especialmente nas grandes cidades, atrapalha o conforto acústico das pessoas. Por isso, além de olhar para a estrutura, a hidráulica e a elétrica, novas construções precisam adotar também um projeto acústico, com um projetista especializado para garantir o isolamento na obra inteira: indo das paredes até a caixa de energia, por exemplo.

“Se você comprou um apartamento em um prédio e é acordado por um barulho do vizinho, como por exemplo uma descarga hidráulica, é possível fazer uma medição para ver se a construção está atendendo a norma de desempenho. Neste caso, a construtora pode ser acionada para fazer os devidos reparos, o que acaba saindo muito mais caro que se a construção já contemplasse essa proteção em projeto. Também por isso, temos que atuar na conscientização do quão importante é realizar o isolamento acústico”, diz Rizzoli.

A espessura e densidade da lã de rocha para proteção acústica variam de acordo com cada local, necessitando um estudo prévio para a aplicação. “Diferentes fontes produzem ruídos. A lã de rocha pode ser aplicada em diferentes áreas como piso, parede e forro. A lã de rocha é uma fibra mineral derivada do derretimento da pedra (basalto e calcário, por exemplo), sendo industrialmente transformada em filamentos”, finaliza.

Histórico

O conceito de proteção acústica teve seu início na Europa nos anos 1960, em resposta ao aumento do barulho devido ao crescimento industrial. O nível de ruído começou a incomodar e viu-se a necessidade de criar normas e regulamentações para o controle.

No Brasil, esse movimento começou nos anos 1970, com a primeira norma sendo introduzida em 1987. Com o passar do tempo e as mudanças na indústria da construção, a preocupação com o conforto acústico aumentou significativamente, culminando na introdução da norma de desempenho NBR (Norma Brasileira) 15575

em 2013.