Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CE discute norma de Pontes de Aço e Mistas em reunião

CE discute norma de Pontes de Aço e Mistas em reunião

CBCA - 28 de julho de 2015 2130 Visualizações
CE discute norma de Pontes de Aço e Mistas em reunião
Na última quinta-feira (23), aconteceu a 11ª reunião da CE-02: 125.05 - Comissão de Estudo de Projeto Pontes de Aço e Mistas, na sede do SindusCon-SP, em São Paulo. Coordenada pelo engenheiro Fernando Pinho, a reunião apresentou o andamento dos trabalhos até o momento e deu continuidade à discussão do texto-base da futura norma ABNT, que está em pauta desde 2014. Participam do debate representantes dos produtores, dos consumidores, da área de consultoria estrutural e da academia.
Hoje, ainda sem norma brasileira própria, para construir uma ponte de aço ou mista, utilizam-se normas estrangeiras.  A proposta de uma norma brasileira para esse tipo de projeto permite assegurar os aspectos da qualidade e segurança do usuário. Como fomentador da construção em aço no país, o Centro Brasileiro da Construção em Aço – CBCA apoia os processos de normalização dos produtos inerentes a esse método construtivo.
O próximo encontro da CE está marcado para dia 27 de agosto, também na sede do SindusCon-SP. É importante a participação de todos os interessados na criação da norma, para garantir que ela atenda a todos os tipos de necessidades. Em breve, o texto será disponibilizado para consulta nacional no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, no qual as normas pendentes de aprovação ficam disponíveis para que seu conteúdo seja criticado pela população.