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Aditivo para durabilidade do asfalto pode ampliar até 50% o tempo médio de vida de uma estrada

Assessoria de Imprensa - 15 de abril de 2025 160 Visualizações
Aditivo para durabilidade do asfalto pode ampliar até 50% o tempo médio de vida de uma estrada

Complexo de Ludwigshafen da BASF, Alemanha, está sendo pavimentado com asfalto modificado B2Last


Reduzir a pegada de carbono e as emissões de gases e vapores do betume, aumentar em 50% a longevidade média de uma estrada, promover qualidade, eficiência energética e segurança na construção de estradas. Estes são alguns resultados apresentados em estudos realizados em estradas pavimentadas com o aditivo para asfalto B2Last ® na Alemanha e Estados Unidos. A inovação atua formando uma rede polimérica que melhora a elasticidade da mistura asfáltica, inclusive com o uso de maiores quantidades de asfalto reciclado (RAP). A solução tem se destacado como uma alternativa sustentável e eficiente para melhorar de forma significativa a qualidade do asfalto e reduzir impactos ambientais e para a saúde dos trabalhadores.

“É preciso inovar na forma de trabalhar a pavimentação porque o aumento do tráfego pesado e as condições climáticas extremas impactam diretamente na durabilidade do asfalto”, afirma Sergio Alves da Silva Junior, responsável pelo negócio de B2Last® da BASF para a América do Sul. “A química se torna uma grande aliada para enfrentar os desafios cada vez maiores para a construção de estradas porque consegue trabalhar a mistura asfáltica em nível molecular”. O aditivo aumenta a dureza e a elasticidade do asfalto, resultando em maior resistência à deformação permanente (rutting) e à fadiga, prolongando a vida útil da estrada.

Os estudos realizados mostram que o B2Last® não apenas melhora o desempenho do asfalto, mas também traz benefícios significativos para o meio ambiente e a saúde ocupacional. O Instituto de Sistemas e Infraestruturas de Transportes da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, Alemanha, realizou uma análise de ciclo de vida com base em testes laboratoriais e modelos de cálculo para o B2Last® fornecidos pelo Instituto de Engenharia Rodoviária da Universidade de Aachen. Esse estudo mostrou que o uso de B2Last® pode reduzir até 46% das emissões de CO2 e até 37% o consumo de recursos primários. O produto também traz benefícios econômicos com um potencial de economia de custos de até 24% para um ciclo de vida esperado da camada base de asfalto de 60 anos.

As instalações que implementam o B2Last® conseguem alcançar economia operacional devido à redução no tempo, mão de obra e energia necessários em comparação ao uso de polímeros tradicionais. Por ser líquido, pode ser injetado diretamente na mistura asfáltica, eliminando a necessidade de moagem, o que reduz a energia necessária para sua produção.

Impactos comprovados na infraestrutura sustentável

Alemanha e Estados Unidos estão entre os países que já testaram o aditivo B2Last® em diversos projetos de pavimentação, oferecendo resultados sobre sua eficácia, com benefícios adicionais de sustentabildiade e exposição para a saúde.

1. Estacionamento na Rodovia A96 (Alemanha)

Descrição: Um projeto piloto utilizou 300 toneladas de asfalto quente (HMA) com 50% de asfalto reciclado (RAP). Para comparação direta, uma seção de asfalto com betume modificado por polímero (PmB) foi pavimentada ao lado. O B2Last® apresentou com melhorias significativas na trabalhabilidade durante a compactação e redução de até 65% nas emissões de vapores de betume devido à menor temperatura de produção.

2. Rodovia Urbana A96 (Alemanha)

Descrição: Como continuidade do projeto do estacionamento, foi produzido asfalto morno (WMA) para uma camada de ligação com 50% de RAP. O asfalto produzido com B2Last® demonstrou excelente trabalhabilidade mesmo em temperaturas reduzidas, confirmando sua capacidade de minimizar emissões sem comprometer a qualidade da pavimentação.

3. Estradas Regionais L50 (Alemanha)

Descrição: Um projeto em North Rhine-Westfalia utilizou 500 toneladas de HMA para camadas de ligação e revestimento, sem inclusão de RAP. O B2Last® proporcionou melhor adesão e trabalhabilidade, além de reduzir significativamente a viscosidade do betume durante o processo de aplicação.

4. Rodovia D270 (Alemanha)

Descrição: Em um teste de grande escala realizado na Alemanha, foram produzidas 4000 toneladas de misturas asfálticas com 2,5% de B2Last® e 50% e 30% de RAP, respectivamente. As temperaturas de produção foram reduzidas para 120°C no local da construção, permitindo boa compactação da mistura asfáltica. Além disso, o aditivo reduziu a aderência do material às máquinas e minimizou odores provenientes de componentes de enxofre no betume.

5. NCAT Test Track, Alabama (Estados Unidos):

Foi pavimentada uma seção de teste com uma formulação mista de B2Last®, com a instalação de gabaritos de tensão e placas de carga para coletar dados de desempenho ao longo de 2 a 3 anos. Os perfis de desempenho completos devem estar disponíveis em breve.

6. Complexo BASF em Ludwigshafen (Alemanha):

A própria BASF está aplicando o B2Last® na matriz, em Ludwigshafen, Alemanha, que possui mais de cem quilômetros de estradas utilizadas diariamente por cerca de 1.900 caminhões que transportam produtos. Um exemplo é a Salpeterstrasse, ao norte da unidade, que foi pavimentada com asfalto modificado B2Last (foto).

Ao combinar os efeitos de diferentes aditivos em um único produto, o B2Last® simplifica o processo de produção de asfalto e proporciona resultados superiores. Ele não apenas melhora o desempenho do asfalto, mas também responde aos desafios de sustentabilidade, segurança e eficiência energética contribuindo para a construção de estradas mais duráveis, seguras e ecologicamente corretas, atendendo importantes demandas da infraestrutura moderna.