O Grupo Temon, holding que reúne empresas de engenharia, manutenção e operação de sistemas prediais e empreendimentos de alta complexidade, incluindo a TTS Energia, que atua com construção de usinas solares no Brasil, acaba de lançar no mercado de geração renovável um software com sistemas de realidade aumentada para ampliar a eficiência e rentabilidade dos ativos fotovoltaicos em operação no País.
Trata-se do Sistemon, uma plataforma de gestão e monitoramento que acompanha e gera relatórios ao longo das etapas de comissionamento, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas, a partir de sistemas de CMMS (Computerized Maintenance Management System). A nova tecnologia disponibiliza, por exemplo, o histórico de todas as manutenções preventivas e corretivas realizadas nos equipamentos, além de garantir acesso aos formulários e manuais de operação diretamente no equipamento, via QR Code, entre outras funcionalidades.
Primeiramente, é realizado um planejamento estratégico anual de manutenção personalizada para cada usina solar, com todos os ativos cadastrados no sistema. Nesta etapa, são utilizados adesivos com “tags” de identificação, que vão conectar os equipamentos aos seus gêmeos digitais no Sistemon. A partir de um QR Code, é possível consultar informações como dados técnicos do fabricante, manuais de operação e relatórios de inspeções.
Os técnicos de operação e manutenção recebem no celular as ordens de serviço. Basta escanear a tag do equipamento, para iniciar a atividade pretendida. Na sequência, o aplicativo gera um relatório instantaneamente com todos os dados da inspeção.
O software mantém um histórico de todos os testes, inspeções e intervenções realizados em cada equipamento da usina, fornecendo insights importantes para o controle, planejamento e resultados na gestão dos ativos.
“Isso significa rastreabilidade, realidade aumentada e geração de evidências concretas sobre o trabalho de operação e manutenção. Ou seja, o usuário tem dados precisos para a tomada de decisões estratégicas, garantindo mais previsibilidade e performance para os nossos clientes”, explica Jacques Hulshof, CEO da TTS Energia.
Segundo o executivo, os benefícios do novo software vão desde a simplicidade para o operador inserir os dados de forma prática, até a análise objetiva e completa por parte dos gestores. “Nossos esforços de pesquisa e inovação visam trazer a tecnologia para um papel central no negócio das usinas fotovoltaicas, mantendo sempre clientes e pessoas em primeiro lugar”, comenta.
Além do uso do software, a TTS Energia também integra o trabalho automatizado de robôs para a limpeza e manutenção dos módulos fotovoltaicos. Com a combinação das tecnologias, é possível reduzir de três a cinco vezes o consumo de água, além de aumentar a segurança do trabalho, melhorar a ergonomia e reduzir o esforço físico. Com a padronização da qualidade da escovação, há um ganho de produtividade na manutenção, com o dobro da quantidade de módulos limpos por pessoa.
Vídeo explicativo do Sistemon:
https://www.youtube.com/watch?v=u7kRh5bd9GU