Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Sincronismo organizacional

Capítulos 1 2 3 4

Capítulo III

Excelência e qualidade

3.22. Gestão da excelência e da qualidade

3.22.1. Introdução

Neste capítulo estão fundamentados a gestão dos processos direcionados para a qualidade e excelência na empresa, e os indicadores de desempenho serão abordados em detalhes no capítulo específico sobre indicadores de desempenho.

O direcionamento da gestão dos processos tem como objetivo “saídas” que validam a gestão da excelência e da qualidade na empresa, observando-se que muitas das saídas de um processo servem de entradas para outros processos, formando na realidade uma rede de interferências e interdependências.

Os processos foram agrupados em áreas de conhecimentos afins, de forma a facilitar o entendimento global da gestão dos processos da excelência e da qualidade.

    ·       fundamentos da excelência e da qualidade: modelo de organização; liderança; responsabilidade pública; cidadania; responsabilidade técnica e qualidade do produto;

    ·       planejamento estratégico: formulação; desenvolvimento e implantação;

    ·       ações de responsabilidade junto à sociedade: social; ética e meio ambiente;

    ·       foco no cliente e no mercado: relacionamento; interfaces e parcerias;

    ·       conhecimento: divulgação; capital intelectual;

    ·       comunicações: interna e externa à empresa;

    ·       informações comparativas: ações internas e externas à empresa ( conhecimento do concorrente);

    ·       pessoas: sistema de organização do trabalho; capacitação e desenvolvimento; qualidade de vida e segurança do trabalho;

    ·       implantação do projeto (obtenção do produto): planejamento, orçamento e controle;

    ·       patrimônio: aquisição, operação, manutenção, produtividade dos equipamentos e instalações;

    ·       aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros): contratação; controle da execução dos contratos;

    ·       econômico-financeira das empresas: tesouraria; aplicações;

    ·       administração: balanço contábil, social e ecológico; auditoria;

    ·       riscos da empresa e dos projetos;

    ·       aspecto jurídico da empresa.

    3.22.2. Fundamentos da gestão do processo da excelência e da qualidade [+]

    3.22.2.1. Modelo de organização [+]

    3.22.2.2. Liderança [+]

    3.22.2.3. Responsabilidade pública e cidadania [+]

    3.22.2.4. Responsabilidade técnica e qualidade do produto [+]

    3.22.3. Gestão do processo do planejamento estratégico [+]

    3.22.3.1. Formulação das estratégias [+]

    3.22.3.2. Desenvolvimento e operação das estratégias [+]

    3.22.4. Gestão do processo junto à sociedade [+]

    3.22.4.1. Responsabilidade social [+]

    3.22.4.2. Responsabilidade socioambiental [+]

    3.22.4.3. Responsabilidade ética [+]

    3.22.5. Gestão do processo com foco no cliente e no mercado [+]

    3.22.5.1. Relacionamento com o mercado [+]

    3.22.5.2. Interfaces com os clientes [+]

    3.22.5.3. Formação de parcerias [+]

    3.22.6. Gestão do processo do conhecimento [+]

    3.22.6.1. Divulgação do conhecimento [+]

    3.22.6.2. Capital intelectual [+]

    3.22.7. Gestão do processo das comunicações [+]

    3.22.8. Gestão do processo das informações comparativas [+]

    3.22.9. Gestão de processo das pessoas [+]

    3.22.9.1. Sistema e organização do trabalho [+]

    3.22.9.2. Capacitação e desenvolvimento [+]

    3.22.9.3. Qualidade de vida e segurança no trabalho [+]

    3.22.10. Gestão de processos do produto [+]

    3.22.10.1. Gestão de processos relativos ao planejamento, ao orçamento e ao controle dos projetos [+]

    3.22.10.2. Gestão de processos relativos à execução dos serviços e à obtenção dos produtos [+]

    3.22.10.3. Gestão de processos de apoio [+]

    3.22.11. Gestão de processos relativos ao patrimônio [+]

    3.22.12. Gestão de processos relativos à aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros) [+]

    3.22.12.1. Gestão dos contratos [+]

    3.22.13. Monitoramento da execução dos contratos [+]

    3.22.14. Gestão econômico-financeira [+]

    3.22.15. Gestão da administração [+]

    3.22.15.1. Balanço contábil, social e ecológico [+]

    3.22.15.2. Auditoria [+]

    3.22.16. Gestão dos riscos da empresa e dos projetos [+]

    3.22.17. Gestão dos sistemas de informática [+]

    3.22.18. Gestão sob o aspecto jurídico da empresa [+]

    3.22.19. Gestão de riscos [+]