3.22. Gestão da excelência e da qualidade
3.22.1. Introdução
Neste capítulo estão fundamentados a gestão dos processos direcionados para a qualidade e excelência na empresa, e os indicadores de desempenho serão abordados em detalhes no capítulo específico sobre indicadores de desempenho.
O direcionamento da gestão dos processos tem como objetivo “saídas” que validam a gestão da excelência e da qualidade na empresa, observando-se que muitas das saídas de um processo servem de entradas para outros processos, formando na realidade uma rede de interferências e interdependências.
Os processos foram agrupados em áreas de conhecimentos afins, de forma a facilitar o entendimento global da gestão dos processos da excelência e da qualidade.
· fundamentos da excelência e da qualidade: modelo de organização; liderança; responsabilidade pública; cidadania; responsabilidade técnica e qualidade do produto;
· planejamento estratégico: formulação; desenvolvimento e implantação;
· ações de responsabilidade junto à sociedade: social; ética e meio ambiente;
· foco no cliente e no mercado: relacionamento; interfaces e parcerias;
· conhecimento: divulgação; capital intelectual;
· comunicações: interna e externa à empresa;
· informações comparativas: ações internas e externas à empresa ( conhecimento do concorrente);
· pessoas: sistema de organização do trabalho; capacitação e desenvolvimento; qualidade de vida e segurança do trabalho;
· implantação do projeto (obtenção do produto): planejamento, orçamento e controle;
· patrimônio: aquisição, operação, manutenção, produtividade dos equipamentos e instalações;
· aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros): contratação; controle da execução dos contratos;
· econômico-financeira das empresas: tesouraria; aplicações;
· administração: balanço contábil, social e ecológico; auditoria;
· riscos da empresa e dos projetos;
· aspecto jurídico da empresa.
3.22.2. Fundamentos da gestão do processo da excelência e da qualidade [+]
3.22.2.1. Modelo de organização [+]
3.22.2.3. Responsabilidade pública e cidadania [+]
3.22.2.4. Responsabilidade técnica e qualidade do produto [+]
3.22.3. Gestão do processo do planejamento estratégico [+]
3.22.3.1. Formulação das estratégias [+]
3.22.3.2. Desenvolvimento e operação das estratégias [+]
3.22.4. Gestão do processo junto à sociedade [+]
3.22.4.1. Responsabilidade social [+]
3.22.4.2. Responsabilidade socioambiental [+]
3.22.4.3. Responsabilidade ética [+]
3.22.5. Gestão do processo com foco no cliente e no mercado [+]
3.22.5.1. Relacionamento com o mercado [+]
3.22.5.2. Interfaces com os clientes [+]
3.22.5.3. Formação de parcerias [+]
3.22.6. Gestão do processo do conhecimento [+]
3.22.6.1. Divulgação do conhecimento [+]
3.22.6.2. Capital intelectual [+]
3.22.7. Gestão do processo das comunicações [+]
3.22.8. Gestão do processo das informações comparativas [+]
3.22.9. Gestão de processo das pessoas [+]
3.22.9.1. Sistema e organização do trabalho [+]
3.22.9.2. Capacitação e desenvolvimento [+]
3.22.9.3. Qualidade de vida e segurança no trabalho [+]
3.22.10. Gestão de processos do produto [+]
3.22.10.2. Gestão de processos relativos à execução dos serviços e à obtenção dos produtos [+]
3.22.10.3. Gestão de processos de apoio [+]
3.22.11. Gestão de processos relativos ao patrimônio [+]
3.22.12. Gestão de processos relativos à aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros) [+]
3.22.12.1. Gestão dos contratos [+]
3.22.13. Monitoramento da execução dos contratos [+]
3.22.14. Gestão econômico-financeira [+]
3.22.15. Gestão da administração [+]
3.22.15.1. Balanço contábil, social e ecológico [+]
3.22.16. Gestão dos riscos da empresa e dos projetos [+]
3.22.17. Gestão dos sistemas de informática [+]