A empresa é a reunião de indivíduos que colocam em um lugar comum seu trabalho, conhecimento, comunicação, responsabilidade e economia para realização de produtos ou serviços, obtidos por processos e, resumidamente, toda empresa deve ter como princípio os seguintes processos (atividades):
Objetivo financeiro:
- Atender a um perfil que permita assegurar sua sobrevivência e desenvolvimento.
Objetivo social:
- Participar da riqueza da economia nacional e criar empregos saudáveis e duráveis.
Objetivo técnico:
- Acompanhar o desenvolvimento tecnológico do país, procurando, sempre que possível, ser inovador.
Objetivo ético, ecológico e social:
- Atuar de forma transparente perante à sociedade, aos clientes, aos fornecedores e ao seu pessoal.
Objetivo da responsabilidade, do trabalho, do conhecimento e da comunicação:
- Agregar responsabilidades, trabalho, comunicação e difundir conhecimento.
Denomina-se gestão e modelagem por processos o conjunto de todas as ações das principais áreas de conhecimento de seus colaboradores e interessados que definem a conduta de uma empresa.
A estratégia de desenvolvimento e sua gestão propriamente dita devem ser estabelecidas pela alta direção da própria empresa.
Esta equipe assume a responsabilidade das decisões e presta conta aos acionistas do capital aplicado sob sua responsabilidade.
Cada área de liderança de atuação de uma empresa tem uma função definida e participa eficazmente no seu andamento global. Se uma destas funções está mal e não corresponde, seguramente repercutirá em toda a empresa.