Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias IMT é premiado por ação de Engenharia e Arquitetura Social
PREMIAÇÃO

IMT é premiado por ação de Engenharia e Arquitetura Social

Assessoria - 11 de novembro de 2020 1115 Visualizações
IMT é premiado por ação de Engenharia e Arquitetura Social

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) desenvolveu um projeto de Engenharia e Arquitetura visando melhorias no ambiente urbano ocupado pela população do “Núcleo DER”, em São Bernardo do Campo (SP). No fim de outubro, depois de 10 meses de estudos, o projeto desenvolvido recebeu o prêmio Selo de Mérito 2020 do ABC Habitação, na categoria "Parceria de órgãos públicos e iniciativa privada”.

O reconhecimento ao Instituto veio na medida em que a área do Núcleo DER, que é de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), atualmente é ocupada irregularmente pela população e acaba demandando cuidados em relação à segurança domiciliar.

O projeto do IMT envolveu a realização de aerolevantamentos e digitalização de imagens de todas as fachadas, utilizando drones e equipamento manual de digitalização de imagens a laser; identificações dos imóveis e moradias, mediante fixação de selos codificados; realização dos cadastramentos censitários dos moradores da comunidade com o auxílio de aplicativos online e utilização de smartphones. Após concluir todas essas etapas, o grupo de 24 pessoas, entre pesquisadores, professores, consultores e estudantes dos cursos de Engenharia, Administração e Design, desenvolveu um Relatório Técnico Social, que lhes rendeu o prêmio.

“O relatório inclui todos os dados e os links com documentos eletrônicos gerados no projeto. Também distribuímos cartilhas educativas escritas de maneira simples, entregues para aplicação na Comunidade. Nelas, havia conteúdo sobre procedimentos básicos de fixação de tanques, instalação de botijões de gás GLP, regularização de instalações elétricas e outras que visam propiciar condições técnicas e operacionais de segurança”, explica Eduardo Linzmayer, coordenador do projeto, professor e pesquisador do IMT.

De acordo com Linzmayer, o projeto não é apenas importante ao IMT por ter sido o vencedor do prêmio, mas também por ser o responsável por abrir precedentes para a elaboração de outros projetos similares, que poderão ser aplicados em outras regiões de São Paulo ou mesmo do Brasil, favorecendo pessoas em situações de fragilidade habitacional, social e de segurança. “Além disso, o tema é muito importante por estar relacionado com a Habitação Social de Comunidades, destacando para um novo segmento de estudos e pesquisas aplicadas da Engenharia e Arquitetura de cunho social”, finaliza ele.