Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Deloitte lança hub para fomentar ecossistema de Infraestrutura e Projetos de Capital
CORPORATIVO

Deloitte lança hub para fomentar ecossistema de Infraestrutura e Projetos de Capital

Assessoria de Imprensa - 28 de outubro de 2022 387 Visualizações
Deloitte lança hub para fomentar ecossistema de Infraestrutura e Projetos de Capital

Em evento, companhia também apresentou estudo inédito sobre desafios e caminhos para alavancar a indústria da construção pesada no país

A Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, lançou um hub de Infrastructure & Capital Projects, durante o primeiro encontro do Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital. O evento, realizado na última semana, no Learning Village, em São Paulo, também foi transmitido pela internet e teve a participação de especialistas que debateram os desafios para a melhoria da produtividade da pujante indústria de construção pesada do país.

O hub lançado no evento, parceria da Deloitte com a SingularityU e Learning Village, vai ajudar as corporações, executivos e empreendedores a entender melhor o impacto de tecnologias exponenciais e antecipar tendências, além de prepará-los para agir, se reinventar e navegar melhor pelo futuro. A ideia é fomentar um ecossistema diante da necessidade de atualização constante num cenário de transformação digital, inclusive por meio de compartilhamento de experiências e aprendizados.

“Com o hub, nosso objetivo é gerar valor para o segmento de infraestrutura e projetos de capital por meio de conexões entre as nossas áreas e o ecossistema de inovação, e explorar temas estratégicos do setor. O hub está sendo lançado com o que existe de mais moderno em termos de conhecimento, estudos e treinamentos para promovermos a inovação e acelerarmos a produtividade”, explica Eduardo Raffaini, líder de Infrastructure & Capital Projects da Deloitte.

O evento foi promovido pelo Centro de Excelência para Infrastructure & Capital Projects, criado pela Deloitte com a finalidade de estimular a produtividade por toda a cadeia de produção, gerando pesquisas, desenvolvimento e debates no setor de engenharia e construção.

“Como poderemos impulsionar a competitividade e a produtividade para uma cadeia complexa e multifacetada como a da construção? Essa é a pergunta que temos tentado responder com nossos estudos”, disse Raffaini. Segundo ele a grande oportunidade do setor de engenharia e construção é a produtividade, que esteve estagnada nos últimos anos. “Estamos realizando um raio-x para aplicar soluções viáveis nesse setor, maneiras de fazer mais com menos”, acrescenta.

No encontro, também foi lançada a pesquisa Produtividade e oportunidades para a cadeia de construção. Conduzido pela Deloitte, com apoio de diversas organizações do setor, o estudo, inédito no país, apresentou sob diversos ângulos os desafios em produtividade enfrentados pela cadeia de construção, a partir de seus três grandes estressores: o desafio de eficiência, a desconexão da cadeia e a capacidade de digitalização e aplicação de tecnologia e inovação para o ganho de produtividade. Veja o estudo aqui.

“Esse estudo faz uma importante contribuição ao mostrar que ser produtivo nesse setor, no ambiente digital e regulatório atual, é mais do que fazer mais com menos. É ativar a cadeia de modo inteligente, em uma relação sinérgica com uma rede de provedores que irão agregar agilidade, inovação, qualidade e sustentabilidade aos projetos”, explica Giovanni Cordeiro, diretor de Pesquisas da Deloitte.

O evento ainda promoveu uma discussão em que foram apresentados os avanços do Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0 (ProEC 4.0). Iniciativa conjunta da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), do Instituto de Engenharia, do SINICON (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura) e da Deloitte, o ProEC 4.0 tem o objetivo de alçar o setor de engenharia e construção brasileiro à liderança global em competitividade e produtividade ao estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor, e disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico.

Um dos objetivos do ProEC é implantar o Núcleo de Engenharia & Construção em Sorocaba (NECSOR), um canteiro experimental que será instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para a demonstração das tecnologias em um ambiente que simula as condições de uma obra industrial. No evento, foram apresentados o ambiente digital e a maquete eletrônica do núcleo. O canteiro terá demonstrações para visitantes do uso de tecnologias digitais 4.0 que, aplicadas e integradas, poderão resolver problemas reais de negócios.

Durante o evento, foram realizadas mesas redondas em que foram discutidos os desafios e caminhos para alavancar a produtividade em projetos e engenharia e construção. Também foi debatido como a tecnologia pode alavancar a inovação na construção industrial e qual a importância do ecossistema para o setor de infraestrutura. Participaram especialistas da Deloitte e de diversas organizações parcerias, como HSM, Mosaic, Sterlite Power, Vale, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Beneficência Portuguesa, Rumo, CCR, Andrade Gutierrez, ABEMI, MCTI, Instituto de Engenharia, Trutec e PTS.

O Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital é uma série de quatro de eventos, promovidos pela Deloitte, que apresentará novas abordagens para o aumento da produtividade em projetos de capital, em toda a operação, no país. Os próximos três eventos vão abordar a infraestrutura industrial, a governamental e a imobiliária. As datas desses encontros ainda serão definidas.