Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Digitalização da construção: BIM como diferencial competitivo no setor
TECNOLOGIA

Digitalização da construção: BIM como diferencial competitivo no setor

Assessoria de Imprensa - 17 de outubro de 2023 472 Visualizações
Digitalização da construção: BIM como diferencial competitivo no setor

*Por Eduardo Pires, diretor de produtos de Construção da TOTVS


Não é novidade que a tecnologia, hoje, é elemento fundamental para o setor de construção. As ferramentas digitais auxiliam os diferentes players do segmento - construtoras, incorporadoras, engenheiros, arquitetos - a lidarem com uma série de desafios e variáveis em toda a jornada da construção. Assim, as empresas têm adotado cada vez mais soluções tecnológicas, compreendendo sua importância estratégica, em meio a um mercado desafiador e a consumidores mais exigentes.
Diante disso, algumas soluções se destacam, como é o caso do BIM (Building Information Modelling). Sua necessidade de uso tem sido evidente no Brasil e no mundo, com destaque para o seu papel na digitalização das incorporadoras. Isso porque o BIM, voltado para a criação de modelos virtuais 3D de construção, permite que todas as especificações de elementos de construção e materiais utilizados estejam integrados ao projeto. Deste modo, o sistema atua como uma grande base de dados, facilitando a comunicação e o fluxo de trabalho.
O próprio governo tem reconhecido a relevância do BIM para o setor da construção civil. Em 2 de abril de 2020, foi promovido o decreto nº10.306, que tornou obrigatório o uso da metodologia em projetos criados para obras públicas. A implementação do modelo foi dividida em três fases, e a primeira delas já está em vigor.
O uso do BIM traz muitas vantagens para os processos cotidianos das incorporadoras, como a elaboração do orçamento e a análise de viabilidade do negócio, o planejamento da obra e o desenvolvimento da construção. Com o BIM, essas atividades se tornam muito mais eficientes. É possível importar automaticamente os dados quantitativos do modelo para o orçamento, simular a evolução da obra ao longo do tempo e visualizar a construção em um modelo 3D, identificando atrasos e analisando os custos e desembolsos a partir desse modelo. Além disso, o BIM proporciona uma gestão de custos e recursos mais eficaz, aumenta a colaboração entre as equipes e reduz erros e retrabalhos. De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o uso do BIM em um projeto pode aumentar a produtividade em até 10%.
Outra vantagem que merece destaque é a possibilidade da integração de todo o backoffice da empresa em cada etapa do projeto de construção. Na TOTVS, por exemplo, o nosso sistema TOTVS Construção Obras e Projetos, conta com um módulo de BIM, que permite gerenciar desde a modelagem paramétrica dos projetos até o acompanhamento dimensional de execução das atividades dos projetos, garantindo mais precisão no desenho dos projetos e menor desperdício na execução.
O que é interessante é que outras tecnologias inovadoras podem se integrar ao BIM, potencializando ainda mais seu uso. No TOTVS Construção Obras e Projetos, por exemplo, por meio da integração com o app, é possível incorporar a tecnologia de Realidade Aumentada ao BIM, utilizando o celular para visualizar o Modelo BIM diretamente na obra. Essa é uma tendência para o setor: ferramentas complementares, funcionando juntas, em sinergia. E também realizar inspeções de qualidade e associá-las ao modelo BIM, para melhor identificação dos locais.
As possibilidades de uso são múltiplas, e o BIM deve continuar sendo pauta entre as incorporadoras nos próximos anos, possuindo um grande potencial para receber atualizações e novidades. Além disso, a ferramenta ainda é aberta à integração com outras inovações do mercado tecnológico, como soluções de blockchain, smart contracts, e ao uso de IoT, com a integração de sensores inteligentes no canteiro de obras.
Este é o momento de gerar debates, conversas e pesquisas acerca da solução, avaliando as suas amplas possibilidades de uso e estratégias. O investimento na capacitação de profissionais também deve ser levado em consideração pelas empresas, além da busca por um parceiro confiável de tecnologia, que contribua para o seu desenvolvimento tecnológico. Vale destacar que aqueles que não se adaptarem ao uso do BIM, certamente ficarão para trás, em um contexto cada vez mais competitivo e digital. É uma verdadeira revolução que veio para ficar.