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Planejar para construir

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Capítulo X

Equipes de trabalho, organização e instalações do canteiro

13.20. Equipe de trabalho e sua organização; distribuição; cronograma; treinamento; edificações

13.20.1. Introdução

A administração da produção é o conjunto das atividades determinantes do planejamento que reúne recursos básicos de equipamentos, mão-de-obra e aquisições em forma de suprimentos e a empresa deve dedicar atenção primordial à formação de sua equipe de trabalho, definindo funções, inter-relações e regras claras para atingir os objetivos propostos.

Cada elemento que compõe a equipe de trabalho deve ter conhecimento pleno das atividades que lhe são atribuídas e é certo que grande número de insucessos na execução de trabalhos se deve ao desempenho insatisfatório de funções que acarretam distúrbios nos diversos setores do sistema.

Partindo do pressuposto de que todos sejam especialistas em suas funções e cientes da necessidade de um bom desempenho, a somatória dos esforços deve ter resultados positivos e o princípio básico diz respeito à divisão da empresa em unidades básicas, tendo pessoal qualificado em suas funções, o que permite maior produtividade, melhor qualidade do trabalho, otimização de resultados econômicos, redução de esforços e minimização de riscos. A vantagem do sistema colegiado é a pluralidade de membros, dividindo as responsabilidades e as decisões.

É necessário definir com clareza e equilíbrio as diversas divisões, sem sobrecarga para umas e ociosidade para outras, o que poderia gerar dificuldades na coordenação.