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Ativos: manutenção e conservação

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Capítulo II

Garantia, manutenção, conservação baseada em processos para a realização de um ativo

18.3. Garantia, manutenção, conservação de ativos - baseada em processos

18.3.1. Abordagem dos processos

Apresentação dos princípios e diretrizes que devem abordar os processos e orientar a empresa em suas atividades operacionais para a obtenção da garantia da qualidade.

Deve-se controlar os efeitos adversos controlando-se os processos, ao invés de controlar os resultados, visando:

·      a qualidade no seu aspecto geral;

·      a qualidade referenciada ao meio ambiente;

·      o controle tecnológico referenciado aos insumos (materiais, serviços) que compõem os produtos produzidos;

A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia, de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001 –2000;

·      identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por toda a organização;

·      determinar a sequência e interação desses processos;

·      determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes;

·      assegurar a disponibilidade de recursos e informações necessários para apoiar a operação e o monitoramento desses processos;

·      monitorar, medir e analisar esses processos;

·      implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos

Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo organizacional (Gonçalves, 2000, p.6)