19.8. Gestão da excelência e da qualidade
19.8.1. Introdução
Neste capítulo está fundamentada a gestão de processos direcionados para a qualidade e excelência na empresa. Já os indicadores de desempenho serão abordados em detalhes no capítulo específico sobre indicadores de desempenho.
O direcionamento da gestão dos processos tem como objetivo saídas que validam a gestão da excelência e da qualidade na empresa, observando também que muitas das saídas de um processo servem de entradas para outros processos, formando na realidade, uma rede de interferências e interdependências.
A gestão dos processos foram agrupados em áreas de conhecimento afins, de forma a facilitar o entendimento global da gestão de processos da excelência e da qualidade.
· fundamentos da excelência e da qualidade: modelo de organização, liderança, responsabilidade pública e cidadania, responsabilidade técnica e qualidade do produto;
· planejamento estratégico: formulação, desenvolvimento e implantação;
· ações de responsabilidade junto a sociedade: social, ética, meio ambiente;
· foco no cliente e no mercado: relacionamento, interfaces, parcerias;
· conhecimento: divulgação, capital intelectual;
· comunicações: interna e externa a empresa;
· informações comparativas: ações internas e externas a empresa ( conhecimento do concorrente);
· pessoas: sistema de organização do trabalho, capacitação e desenvolvimento, qualidade de vida e segurança do trabalho;
· implantação do projeto (obtenção do produto): planejamento, orçamento e controle;
· patrimônio: aquisição, operação, manutenção, produtividade dos equipamentos e instalações;
· aquisição (Suprimento/Fornecedores/Parceiros): contratação, controle da execução dos contratos;
· econômico financeira das empresas: tesouraria, aplicações;
· administração: balanço contábil, social e ecológico, auditoria;
· riscos da empresa e dos projetos;
· aspecto jurídico da empresa;
19.8.2. Fundamentos da gestão do processo da excelência e da qualidade [+]
19.8.2.1. Modelo de organização [+]
19.8.2.3. Responsabilidade pública e cidadania [+]
19.8.2.4. Responsabilidade técnica e qualidade do produto [+]
19.8.3. Gestão do processo do planejamento estratégico [+]
19.8.3.1. Formulação das estratégias [+]
19.8.3.2. Desenvolvimento e implantação das estratégias [+]
19.8.4. Gestão do processo na sociedade (área de conhecimento) [+]
19.8.4.1. Responsabilidade social [+]
19.8.4.2. Responsabilidade socioambiental [+]
19.8.4.3. Responsabilidade ética [+]
19.8.5. Gestão do processo com foco no cliente e no mercado [+]
19.8.5.1. Relacionamento com o mercado [+]
19.8.5.2. Interfaces com os clientes [+]
19.8.5.3. Formação de parcerias [+]
19.8.6. Gestão do processo do conhecimento [+]
19.8.6.1. Divulgação do conhecimento [+]
19.8.6.2. Capital intelectual [+]
19.8.7. Gestão do processo das comunicações [+]
19.8.8. Gestão do processo das informações comparativas [+]
19.8.9. Gestão de processo das pessoas [+]
19.8.9.1. Sistema e organização do trabalho [+]
19.8.9.2. Capacitação e desenvolvimento [+]
19.8.9.3. Qualidade de vida e segurança no trabalho [+]
19.8.10. Gestão de processos do produto (área de conhecimento) [+]
19.8.10.2. Gestão de processos relativos à execução dos serviços e à obtenção dos produtos [+]
19.8.10.3. Gestão de processos de apoio [+]
19.8.11. Gestão de processos relativos ao patrimônio [+]
19.8.12. Gestão de processos relativos à aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros) [+]
19.8.12.1. Gestão da contratação [+]
19.8.13. Monitoramento da execução dos contratos [+]
19.8.14. Gestão econômico-financeira [+]
19.8.15. Gestão da administração [+]
19.8.15.1. Balanço contábil, social e ecológico [+]
19.8.16. Gestão dos riscos da empresa e dos projetos [+]
19.8.17. Gestão dos sistemas de informática [+]