Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Gestão, tipos e materiais constituintes do concreto

Capítulos 1 2 3 4

Capítulo IV

Aditivos e produtos químicos

46.8. Aditivos e produtos químicos

46.8.1. Importância dos aditivos na execução dos elementos pré-moldados

A intenção desta seção é a de apresentar alguns produtos e aditivos químicos de forma sucinta e discorrer sobre as muitas possibilidades de utilização e benefícios alcançados com seu uso.

São várias as vantagens tecnológicas de métodos construtivos baseados em elementos, peças, pré-moldados – quando comparados aos sistemas construtivos convencionais.

1 - Controle de Qualidade

Uma vez que as peças ou elementos pré-moldados em concreto são produzidas em condições ambientais de maior controle industrial, elas exibem um maior padrão de uniformidade e qualidade.

As variáveis típicas, tais como temperatura, umidade, diferença dos materiais constituintes e de mão de obra são quase eliminadas em um ambiente industrial.

Além disso, as peças que não se enquadram nos padrões de qualidade especificada são desqualificadas na origem e nem chegam ao local de aplicação.

2 - Rapidez na execução

As peças pré-moldadas podem ser executadas com bastante antecedência antes de sua aplicação no local definitivo.

Um dos pontos críticos é cura do concreto e a reutilização das fôrmas, ou melhor de todo o processo de moldagem e desmoldagem na rapidez de se obter o elemento desejado.

3 - Qualidade e estética

As peças de concreto pré-moldado são funcionais e decorativas.

As peças podem ser produzidas em uma ampla variedade de tamanhos e diferentes configurações de acabamento – diversos perfis, cores e texturas (extremamente lisos, desgastadas com ácidos, com agregados expostos) com o intuito de se alcançar à estética desejada.

4 - Utilização de diversos produtos e aditivos químicos

O alto padrão de qualidade e o rápido desenvolvimento tecnológico deste segmento industrial, pré-moldados, estão diretamente correlacionados e só se tornam possíveis com a utilização de diversos produtos e aditivos químicos que são imprescindíveis nos processos definidos em projeto e de execução destes produtos, sejam eles estacas, blocos de fundação, vigas de transição, pilares, paredes de canais, postes, lajes alveolares, telhas de pequenas ou grandes dimensões, entre outras tantas aplicações.

Os aditivos químicos hoje são parte integrante de misturas cimentícias devido às diversas vantagens que proporcionam às suas propriedades de engenharia nos estados fresco e endurecido.

O uso de aditivos químicos permite a produção de materiais cimentícios para uma ampla variedade de aplicações, desde misturas com consistência seca até o concreto autoadensável.

Nos países como os Estados Unidos, Japão, França, Suíça e Alemanha, quase 80% do concreto é aditivado.

No Brasil, tem-se o número de aproximadamente 15% dos concretos aditivados.

Os aditivos transformam um concreto bom, em um concreto ainda melhor.