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Capítulo IV

Riscos no ciclo de operação de um projeto

5.17. Riscos no ciclo de operação de um projeto

5.17.1. Introdução

A seguir apresentamos uma síntese dos principais pontos críticos e que podem tornar-se riscos, a serem observados na operação de projeto, que pode ser uma estação de tratamento de esgoto, uma indústria, entre outros tantos.

·      processo de operação, manutenção e monitoramento:

ü      acionistas, conselho e diretoria;

ü      autorização para início do ciclo:

Ø  comitê e líder para a operação, manutenção e monitoramento  do projeto;

Ø  equipe de interessados.

·      equipe de operação do sistema:

ü      participa na elaboração do projeto;

ü      acompanha a sua implantação;

ü      participa de forma efetiva nos testes de operação;

ü     finalmente recebe a chave do projeto quando são encerradas as fases de teste e aprovado o termo definitivo de entrega, isto é, das obras e equipamentos do ativo do projeto.

·      relatório de Consolidação, ponto de partida para o desenvolvimento da operação:

ü      aprovado pelo Líder do Projeto e Comitê de Implantação do Projeto;

ü      processos e procedimentos das; possibilidades concretas de mercado;

ü      definição dos prazos de início e término da implantação;

ü      início da operação da produção;

ü      detalhes técnicos de operação;

ü      custos detalhados de implantação e operação (pós-ocupação);

ü      investimentos, prazos de pagamentos, rentabilidade;

ü      monitoramento por meio de indicadores de desempenho.

·      engenharia:

ü      projeto executivo;

ü      manual de operação;

ü      termos de garantia dos equipamentos;

ü      prepara novos projetos, alterações, ampliações.

·      patrimônio:

ü      recebe os equipamentos do ativo do projeto;

ü      prepara e executa o plano de manutenção do sistema, visando ações preventivas, corretivas e industriais.

·      operação:

ü     recebe os equipamentos do ativo do projeto;

ü     prepara e executa o plano de operação do sistema, visando ações que proporcionam ao cliente segurança e boa imagem no seu atendimento.

·      aquisições:

ü      parceiros internos e externos;

ü      logística;

ü      licitações;

ü      contratos;

ü      acompanhamento.

·      recursos humanos:

ü      equipe funcional por área de conhecimento para a execução de implantação do projeto.

·      consultores:

ü      internos;

ü      externos.

·      administração:

ü      contabilidade;

ü      plano de contas;

ü      acompanhamento dos contratos.

·      meio ambiente:

ü      ações mitigadoras de proteção ao meio ambiente.

·      qualidade:

ü     plano da qualidade da companhia;

ü     plano da qualidade do projeto para a operação, manutenção e monitoramento do sistema implantado.

·      tesouraria:

ü     contas a receber, controle das receitas dos inadimplentes, relacionamento direto com os clientes.

·      comunicação:

ü     sistema de comunicação interno e externo a companhia.

·      financeira:

ü     recursos para o investimento;

ü     relacionamento com bancos e com empresas na execução de serviços.

·      equipe de operação do sistema:

ü    participa de novos projetos para atender à demanda futura, ou mesmo na criação de novos projetos, conforme estabelecido no planejamento estratégico da empresa; visão e metas detalhados nos estudos de consolidação para a implantação de um projeto.

·      sistemas:

ü    software aplicados para o desenvolvimento do projeto, monitoramento e indicadores de desempenho.