5.17. Riscos no ciclo de operação de um projeto
5.17.1. Introdução
A seguir apresentamos uma síntese dos principais pontos críticos e que podem tornar-se riscos, a serem observados na operação de projeto, que pode ser uma estação de tratamento de esgoto, uma indústria, entre outros tantos.
· processo de operação, manutenção e monitoramento:
ü acionistas, conselho e diretoria;
ü autorização para início do ciclo:
Ø comitê e líder para a operação, manutenção e monitoramento do projeto;
Ø equipe de interessados.
· equipe de operação do sistema:
ü participa na elaboração do projeto;
ü acompanha a sua implantação;
ü participa de forma efetiva nos testes de operação;
ü finalmente recebe a chave do projeto quando são encerradas as fases de teste e aprovado o termo definitivo de entrega, isto é, das obras e equipamentos do ativo do projeto.
· relatório de Consolidação, ponto de partida para o desenvolvimento da operação:
ü aprovado pelo Líder do Projeto e Comitê de Implantação do Projeto;
ü processos e procedimentos das; possibilidades concretas de mercado;
ü definição dos prazos de início e término da implantação;
ü início da operação da produção;
ü detalhes técnicos de operação;
ü custos detalhados de implantação e operação (pós-ocupação);
ü investimentos, prazos de pagamentos, rentabilidade;
ü monitoramento por meio de indicadores de desempenho.
· engenharia:
ü projeto executivo;
ü manual de operação;
ü termos de garantia dos equipamentos;
ü prepara novos projetos, alterações, ampliações.
· patrimônio:
ü recebe os equipamentos do ativo do projeto;
ü prepara e executa o plano de manutenção do sistema, visando ações preventivas, corretivas e industriais.
· operação:
ü recebe os equipamentos do ativo do projeto;
ü prepara e executa o plano de operação do sistema, visando ações que proporcionam ao cliente segurança e boa imagem no seu atendimento.
· aquisições:
ü parceiros internos e externos;
ü logística;
ü licitações;
ü contratos;
ü acompanhamento.
· recursos humanos:
ü equipe funcional por área de conhecimento para a execução de implantação do projeto.
· consultores:
ü internos;
ü externos.
· administração:
ü contabilidade;
ü plano de contas;
ü acompanhamento dos contratos.
· meio ambiente:
ü ações mitigadoras de proteção ao meio ambiente.
· qualidade:
ü plano da qualidade da companhia;
ü plano da qualidade do projeto para a operação, manutenção e monitoramento do sistema implantado.
· tesouraria:
ü contas a receber, controle das receitas dos inadimplentes, relacionamento direto com os clientes.
· comunicação:
ü sistema de comunicação interno e externo a companhia.
· financeira:
ü recursos para o investimento;
ü relacionamento com bancos e com empresas na execução de serviços.
· equipe de operação do sistema:
ü participa de novos projetos para atender à demanda futura, ou mesmo na criação de novos projetos, conforme estabelecido no planejamento estratégico da empresa; visão e metas detalhados nos estudos de consolidação para a implantação de um projeto.
· sistemas:
ü software aplicados para o desenvolvimento do projeto, monitoramento e indicadores de desempenho.