7.2. Conceituação de valorização da qualidade e do controle tecnológico
7.2.2. Responsabilidades da direção
· Metas
Significam parte dos objetivos a serem atingidos a curto prazo, e em geral setorizados, e devem ser sempre mensurados e monitorados ainda enquanto processos, planos e projetos.
· Táticas
São as formas e os caminhos adotados, em obediência aos planos e aos projetos, para se atingir as metas.
· Decisões e Ações
Correspondem às atitudes, aos comportamentos e aos processamentos direcionados ao cumprimento das estratégias, dos planos e dos projetos; obedecem aos planos e às táticas e têm como referencial as metas.
São os trabalhos propriamente ditos, realizados pelas pessoas e pela empresa.
· Resultados
São as medidas quantitativas e/ou qualitativas do desempenho da empresa e/ou processos que, se comparados com as metas, tanto podem apresentar “superávit” ou “déficit”.
Devem sempre ser acompanhados durante o processo e aparecer devidamente mensurados ao seu final e ainda comparados com outros referenciais de excelência.
Pode-se então extrair a política da qualidade.
Em linha com as definições e as ações, esta deve ser comunicada intensamente na empresa, por meio de simpósios, palestras, quadro de avisos, entre outros.
Todos devem conscientemente entendê-la.
7.2.2. Responsabilidades da direção [+]
7.2.3. Concepção e planejamento dos processos [+]
7.2.3.3. Processos correspondentes à execução dos produtos que fazem parte do projeto [+]
7.2.5. Manual da qualidade da empresa [+]
7.2.6. Manual da qualidade para criação e desenvolvimento de um projeto (empreendimento) [+]
7.2.7. Relação de manuais da qualidade [+]
7.2.8.2. Qualidade do processo construtivo [+]
7.2.8.3. Plano da qualidade do processo construtivo na fase de implantação de um projeto [+]
7.2.9. Medidas de garantia da qualidade [+]
7.2.10. Garantia da qualidade [+]
7.2.12. Qualidade junto aos participantes do projeto [+]
7.2.12.2. Exemplo: forma esquemática em relação aos participantes de um projeto [+]
7.2.13. Visão geral da qualidade [+]
7.2.14. Custo da qualidade [+]