Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Qualidade, meio ambiente, tecnologia e controle tecnológico

Capítulos 1 2 3 4 5 6 7

Capítulo II

Procedimentos de valorização dos processos da qualidade e do controle tecnológico para a obtenção de produtos e serviços

7.2. Conceituação de valorização da qualidade e do controle tecnológico

7.2.2. Responsabilidades da direção

·         Metas

Significam parte dos objetivos a serem atingidos a curto prazo, e em geral setorizados, e devem ser sempre mensurados e monitorados ainda enquanto processos, planos e projetos.

·         Táticas

São as formas e os caminhos adotados, em obediência aos planos e aos projetos, para se atingir as metas.

·         Decisões e Ações

Correspondem às atitudes, aos comportamentos e aos processamentos direcionados ao cumprimento das estratégias, dos planos e dos projetos; obedecem aos planos e às táticas e têm como referencial as metas.

São os trabalhos propriamente ditos, realizados pelas pessoas e pela empresa.

·         Resultados

São as medidas quantitativas e/ou qualitativas do desempenho da empresa e/ou processos que, se comparados com as metas, tanto podem apresentar “superávit” ou “déficit”.

Devem sempre ser acompanhados durante o processo e aparecer devidamente mensurados ao seu final e ainda comparados com outros referenciais de excelência.

Pode-se então extrair a política da qualidade.

Em linha com as definições e as ações, esta deve ser comunicada intensamente na empresa, por meio de simpósios, palestras, quadro de avisos, entre outros.

Todos devem conscientemente entendê-la.