Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Unidade da ABB em Sasbach reduz emissões e fortalece resiliência energética no âmbito do programa Mission to Zero
TECNOLOGIA

Unidade da ABB em Sasbach reduz emissões e fortalece resiliência energética no âmbito do programa Mission to Zero

Assessoria de Imprensa - 11 de fevereiro de 2026 20 Visualizações
Unidade da ABB em Sasbach reduz emissões e fortalece resiliência energética no âmbito do programa Mission to Zero

A ABB está avançando com seu programa Mission to Zero™ em sua unidade fabril de Sasbach, na Alemanha, demonstrando como energia renovável gerada no local, eletrificação e gestão digital de energia podem proporcionar reduções significativas de emissões, ao mesmo tempo em que fortalecem a resiliência energética.

A unidade de Sasbach fabrica invólucros e sistemas de distribuição de energia para mercados locais e regionais, apoiando a presença produtiva da ABB na Alemanha. Como parte do programa global Mission to Zero™, a unidade está implementando um roteiro de descarbonização orientado por dados, com foco em eficiência energética, eletricidade renovável e gestão inteligente de energia. Sasbach é uma das 37 unidades da ABB no mundo que participam atualmente do programa, cujo objetivo é reduzir de forma significativa as emissões operacionais em toda a presença global da companhia.

Como manufatura e produção respondem por cerca de um quinto das emissões globais de carbono, melhorar a eficiência energética e acelerar a eletrificação são medidas essenciais para atingir as metas climáticas europeias. A unidade de Sasbach demonstra como fabricantes podem reduzir emissões mantendo operações confiáveis e competitivas.

No total, as ações implementadas em Sasbach geram uma economia aproximada de 3.786 toneladas de CO2. Desse montante, cerca de 2.700 toneladas de CO2 resultam da compra de eletricidade renovável certificada da rede, enquanto aproximadamente 1.086 toneladas de CO2 são reduzidas anualmente por meio de medidas implementadas no próprio local. Destas reduções anuais internas, cerca de 550 toneladas de CO2 por ano provêm da geração solar no local, cuja capacidade foi ampliada. Atualmente, a unidade opera 3.410 módulos fotovoltaicos, gerando cerca de 1.500 megawatts-hora de eletricidade por ano — o suficiente para abastecer aproximadamente 400 residências durante um ano.

A geração própria deve suprir quase um terço da demanda total de eletricidade da unidade, reduzindo a exposição a preços voláteis de energia e reforçando a segurança energética de longo prazo. Uma nova subestação transformadora garante a integração estável e eficiente da eletricidade renovável à infraestrutura elétrica da unidade. As reduções restantes são obtidas por meio de modernizações produtivas eletrificadas, medidas de eficiência energética e gestão digital de energia. Em conjunto, essas ações fortalecem a resiliência energética e sustentam operações diárias estáveis e confiáveis.

“O que estamos fazendo em Sasbach mostra como o Mission to Zero™ funciona na prática”, afirmou Mike Mustapha, presidente da Divisão de Smart Buildings da ABB Eletrificação. “Ao investir em energias renováveis no local, eletrificar nossos processos e utilizar gestão digital de energia, a unidade está reduzindo emissões e, ao mesmo tempo, melhorando a resiliência energética e a estabilidade operacional no dia a dia. Esse tipo de progresso prático é o que mais importa para fabricantes que estão enfrentando a transição energética.”

Paralelamente, a ABB continuou a modernizar processos produtivos para reduzir a demanda energética na origem. Uma nova instalação de pintura a pó ampliou a capacidade de produção ao mesmo tempo em que reduziu significativamente os requisitos energéticos. Projetada em dois níveis, a unidade incorpora recuperação de calor e opera com capacidade de aquecimento instalada substancialmente menor do que sistemas convencionais, apoiando ganhos de eficiência e confiabilidade produtiva.

Outras medidas de eficiência na unidade incluem iluminação 100% em LED nas áreas de produção, automação predial via ABB i-bus® KNX, recuperação de calor residual de sistemas de ar comprimido e controles de processo otimizados. Vinte e uma estações de recarga para veículos elétricos (EV) no local incentivam a mobilidade de baixa emissão para colaboradores e visitantes.

Em conjunto, essas iniciativas melhoraram significativamente a produtividade energética em comparação aos níveis de 2019, ao mesmo tempo em que contribuíram para estabilizar operações e reduzir custos operacionais. O Sistema de Automação Predial (BMS) da ABB e suas soluções de gestão de energia integram essas medidas, oferecendo visibilidade em tempo real do consumo energético e possibilitando melhoria contínua e tomada de decisões orientada por dados, apoiando eficiência, resiliência e estabilidade operacional.

Com base nesses avanços, a ABB definiu um roteiro claro para a próxima fase de descarbonização em Sasbach. Sistemas de armazenamento em baterias estão planejados para armazenar o excedente de energia solar e apoiar a produção durante picos de demanda e turnos noturnos. Sistemas de aquecimento a gás estão sendo progressivamente substituídos por soluções elétricas com bombas de calor, reduzindo gradualmente a dependência de combustíveis fósseis. A unidade também avalia o potencial de geração eólica no local para fortalecer ainda mais a autossuficiência energética no futuro.

A unidade de Sasbach integra a crescente rede global de unidades Mission to Zero™ da ABB, distribuídas pela Europa, Américas e Ásia. O programa teve início como uma iniciativa local na fábrica da ABB em Lüdenscheid, na Alemanha, e desde então foi ampliado globalmente. Em conjunto, as unidades Mission to Zero™ já reduzem mais de 60.000 toneladas de CO2e por ano nas operações da empresa, demonstrando como eletrificação, digitalização e eficiência energética podem gerar avanços mensuráveis rumo a uma manufatura de baixo carbono.

Com investimentos contínuos em eletricidade renovável, processos eletrificados e gestão inteligente de energia, a unidade de Sasbach está se consolidando como um polo fabril preparado para o futuro, combinando responsabilidade ambiental com forte desempenho operacional e apoiando uma base industrial mais resiliente e eficiente para a região.