Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Evento da ABECE debate sobre normas e suas implicações na estrutura de edifícios altos

Evento da ABECE debate sobre normas e suas implicações na estrutura de edifícios altos

Assessoria de Imprensa - 19 de julho de 2019 2351 Visualizações
Realizado e promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), por intermédio da Regional carioca, o evento “Rio de Janeiro nas Alturas” aconteceu no dia 06 de junho e reuniu aproximadamente 100 pessoas. Na ocasião, engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação puderam discutir as necessidades e os cuidados para a elaboração de projetos em conformidade com as normas brasileiras.
O encontro aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e reuniu diversas palestras sobre temas relevantes da engenharia estrutural, voltadas para edificações. “O evento se destacou pela qualidade técnica dos palestrantes, que são reconhecidos nacionalmente e atuantes no aprimoramento das técnicas de execução de projetos e obras civis”, disse a Eng. Mayra Soares Pereira Lima Perlingeiro, da Regional Rio de Janeiro da ABECE. 
João Alberto de Abreu Vendramini, presidente da entidade, abriu a rodada de apresentações enfatizando a importância da valorização do engenheiro projetista de estruturas perante a sociedade. Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (FESP), Vendramini é especialista em estruturas pré-moldadas de concreto pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), professor do curso de pós-graduação em Estruturas de Concreto Armado para Edifícios e Diretor Técnico da Vendramini Engenharia. 
Dando sequência ao evento, César Pinto, Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordou o tema “Concepção de projetos de edifícios relevantes”. Entre os demais assuntos que foram abordados, destacaram-se: métodos considerando a rigidez mais real de apoios; considerações sobre ações de vento para projeto de edifícios altos na visão do projetista; boas práticas de projeto visando durabilidade e vida e projetos de lajes submetidas à subpressão. Para encerrar, Vendramini discorreu sobre as importantes prescrições das normas de desempenho e de incêndio no Brasil. 
“O ‘Rio de Janeiro nas Alturas’ foi um sucesso, com todos os participantes elogiando o alto nível dos palestrantes e dos temas abordados. Este tipo de evento tem altíssima relevância para o meio técnico, sendo uma excelente oportunidade para a troca de conhecimento”, finalizou Mayra.